* CANDIDATOS
* EMPRESAS
ASSINE
7. ESTÍMULO AO EMPREENDEDORISMO
Exemplo de um homem inovador e seus princípios
Com uma filosofia de gestão inovadora, McKnight apostava na autonomia dos funcionários, abraçava a cultura da tolerância aos erros e estimulava o empreendedorismo entre todos os colaboradores, incentivando a tomada de riscos. Isso tudo em 1910, uma época em que as indústrias seguiam princípios rígidos, como o taylorismo.
Frase de William McKnight
"A partir do momento que uma empresa cresce, aumenta a necessidade de delegar responsabilidades e encorajar homens e mulheres a tomar iniciativas. Isso requer uma certa tolerância, pois estas pessoas farão o trabalho da sua própria maneira."
"Erros sempre vão acontecer. Mas se uma pessoa é essencialmente correta, os erros que ela comete, a longo prazo, serão menos graves do que os erros que uma liderança pode cometer ao dizer a um funcionário exatamente como ele deve fazer o seu trabalho.”
"Gestões de críticas destrutivas costumam matar as iniciativas quando algum erro é cometido. E é essencial termos pessoas com iniciativa se quisermos continuar a crescer."
“Contrate bons funcionários e deixe-os em paz.”
WILLIAM MCKNIGHT,
OS VALORES DE UMA EMPRESA INOVADORA
Não existe uma empresa igual a outra, cada uma tem a sua personalidade.
O que se sabe é que todas as organizações inovadoras compartilham algumas práticas:
-
Autonomia dos funcionários
-
Meritocracia como pilar no desenvolvimento de carreiras
-
Colaboração entre pessoas
-
Reconhecimento como prática cotidiana
-
Abertura para empreender e buscar desafios
-
Incentivo à tomada de riscos
-
Tolerância aos erros
LIDERANÇAS INSPIRADORAS
Conheça alguns visionários que foram responsáveis por compartilhar o DNA da inovação nas empresas.
HENRY FORD
Fundador da Ford Motor Company, Henry Ford não apenas inventou o primeiro automóvel, mas inovou ao ser o primeiro empresário a aplicar a produção em série na fabricação de automóveis.
A produtividade elevada tornou o produto acessível, popularizando sua adoção no início do Séc XX.
RICHARD BRANSON
Empresário britânico, fundador do grupo Virgin, Richard Branson é um dos investidores mais visionários do mundo, com negócios em ramos distintos como a música, a aviação, o vestuário, os biocombustíveis e até as viagens aeroespaciais.
Atualmente, Branson dedica-se à pesquisa pela redução do aquecimento global.
THOMAS EDISON
Inventor, cientista e empresário, Thomas Edison foi um dos primeiros inventores a utilizar os princípios de produção maciça no processo de invenção e desenvolvimento de aplicações comerciais. Com 2.332 patentes registradas, contribuiu para o desenvolvimento tecnológico e científico e foi um dos precursores da revolução tecnológica do Século XX, tendo papel determinante também na indústria do cinema. Entre suas invenções estão a lâmpada elétrica incandescente, o gramofone, o cinescópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone.
Atitudes do líder inovador / EMPREENDEDOR
-
Questiona permanentemente o status quo.
-
Cria uma visão inspiradora para a empresa começando pelo seu departamento.
-
Estimula a tomada de riscos e pratica a tolerância a erros.
-
Delega responsabilidades e evita a centralização de decisões em todas as situações.
-
Está sempre acessível a ideias e opiniões.
-
Incentiva o intercâmbio de conhecimento entre as pessoas e a aprendizagem contínua no ambiente de trabalho.
-
Desafia o seu time e reconhece as melhores práticas.
-
Apóia as práticas que trazem valor a seus clientes, colaboradores e parceiros.
FOCO NO RESULTADO
Nunca se esqueça disso. Afinal, inovação não se limita a ideias criativas, ela só se completa quando se traduz em valor para as pessoas e em lucro para as empresas.
E VOCÊ,
-
COMO ACHA QUE É POSSÍVEL TRANSFORMAR SEU AMBIENTE DE TRABALHO?
-
QUE ATITUDES PODE ADOTAR PARA INCENTIVAR A INOVAÇÃO?
-
O QUE TEM FEITO PRA ESTIMULAR SUA EQUIPE A PENSAR FORA DA CAIXA?
SÃO AS PESSOAS QUE FAZEM AS COISAS ACONTECEREM
OFERECER AUTONOMIA AJUDA A FAZER A DIFERENÇA
Compartilhar decisões, abrir espaço para novos talentos, engajar-se na preparação de sucessores, transformar ideias criativas em projetos de novos negócios, ouvir opiniões e pontos de vista diferentes, acolher atitudes empreendedoras e envolver seus colaboradores na busca dos objetivos da organização são algumas das atitudes que ajudam a desenvolver uma cultura de inovação nas empresas.
-
Mas delegar não significa conceder total liberdade, fundos infinitos e plena imunidade a riscos. Também não significa delegar uma responsabilidade muito maior do que a pessoa pode suportar. Delegar autonomia significa abrir espaço para que os empreendedores da sua empresa possam inovar em seus próprios processos.
-
O mais sensato é estimular o empreendedorismo e permitir que seus funcionários tenham sua liberdade, seu espaço e sua própria maneira de trabalhar desde que respeitem alguns limites. Essa é a combinação ideal para despertar líderes de alta performance, que efetivamente contribuirão de forma mais significativa com as empresas.
-
A liberdade, a sensação de autonomia e o horizonte de desafio e confiança são essenciais para que a sua empresa possa reter os melhores talentos, concretizar a capacidade inovadora dos líderes de alto desempenho, fortalecer e motivar propósitos, conceber ideias, experimentar possibilidades e criar abertura para a inovação.