* CANDIDATOS
* EMPRESAS
ASSINE
3. O QUE É EMPREENDEDORISMO
Empreendedorismo é o estudo dedicado ao desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação, à inovação, ao desenvolvimento. Saber identificar oportunidades e transformá-las em realidade.
A importância do empreendedorismo está na geração de riquezas, promovendo crescimento, desenvolvimento. Gerar mudança tanto econômica quanto social.
Empreendedorismo significa empreender, resolver um problema ou situação complicada. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos.
Empreender é também agregar valor, saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo.
O empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos. Existem, inclusive, cursos de nível superior com ênfase em empreendedorismo, para formar indivíduos qualificados para inovar e modificar as organizações, modificando assim o cenário econômico.
O empreendedorismo corporativo significa aplicar a atitude de empreendedor no âmbito corporativo, ou seja, de uma empresa. A presença de empreendedores em uma empresa potencia o seu crescimento.
O Ser empreendedor
Ser empreendedor é possuir algumas das características como criatividade, pró-atividade, capacidade de organização, planejamento, responsabilidade, capacidade de liderança, habilidade de trabalhar em equipe, assumir riscos - calculados, controlar resultados, ter uma visão de futuro, aproveitar as oportunidades, ser agente de mudança, ser resiliente, saber ouvir, facilidade em comunicação e encarar os possíveis fracassos como uma oportunidade de aprender e ser melhor.
Fica difícil identificar um empreendedor diante de tantas características. Vamos a outras explicações.
Segundo Augusto Cury:
"Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história... Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la."
Para ser um empreendedor não basta apenas ter uma boa ideia e querer cria-la sem antes muita dedicação no trabalho e nos estudos. Conhecer o que você quer é o primeiro passo de um longo caminho. Sempre fui fascinado pelo mundo da inovação. O dono da venda da esquina que cria uma novidade e em pouco tempo seu produto está conhecido regionalmente. Passado mais algum tempo, esse pequeno empresário chama a atenção de investidores e acontece o que ninguém esperava, aquele negócio familiar se torna um grande empreendimento.
Encontramos na internet e em livros diversos conselhos, passo a passo entre muitos métodos de como se tornar um empreendedor. Em todas as fontes que encontrei, implicitamente ou explicitamente, a criatividade é a principal lição. Explorar a criatividade em vários cenários, aprender sobre os mais diferentes assuntos estimulam a inovação. Por que inovar é tratar coisas de sua realidade de forma diferente e acreditar na sua ideia também é um ponto muito forte do empreendedor. Você compraria o que você está vendendo? Depois de ter certeza que sim, buscar o consumidor e torná-lo um fã do seu produto.
Ter ideias não é algo que possa ser ensinado. Particularmente, o processo de ter ideias vem em momentos de descontração. Por isso, tenha sempre em atalhos blocos de anotação para rascunhos de ideias súbitas que complementarei em outro momento mais tranquilo. Estamos passando por um momento que merece muita atenção pois possuímos condições de acesso a uma grande quantidade de conhecimento mas se esse conhecimento não for utilizado de forma criativa, não adianta nada. Com imaginação pode-se se criar tudo.
Segundo o vocalista da banda Iron Maiden Bruce Dickinson, o mundo dos negócios é como o oceano. “Se você fica parado, como o peixe, você será comido por tubarões. Se você tem fãs, clientes fiéis, então você tem algo realmente valioso.Desenvolver negócios é desenvolver algo valioso. Se você quer ficar no mercado, tem que pensar o que é valioso e o que seu negócio faz que seja único e especial.”. E completa que a relação pessoal, com contato olho no olho, é o que faz negócios darem certo.