* CANDIDATOS
* EMPRESAS
ASSINE
O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.
Aprender constantemente e saber utilizar os conhecimentos adquiridos levam ao sucesso pessoal e profissional.
Tem uma frase muito comum que diz que devemos ser "hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje". Quero que você adote essa frase como um princípio, para juntos perseguirmos a melhoria contínua, pois precisamos ser eternos aprendizes.
Quando acreditamos que já sabemos tudo, começamos a desaprender e deixamos de evoluir como profissionais e como seres humanos.
As instituições públicas e privadas investem na captação de talentos e, também, no desenvolvimento das competências dos seus profissionais, porque é necessário desenvolver as pessoas para que a instituição conquiste o seu crescimento e se torne mais competitiva. Porém, as organizações precisam, por meio da gestão do conhecimento, alinhar o desenvolvimento das pessoas com as estratégias da organização. Não é apenas o aprender por aprender, o conhecimento pelo conhecimento, mas como esse conhecimento pode trazer melhorias para o indivíduo, para a organização e para a melhoria dos serviços e produtos oferecidos, aumentando os lucros, fidelizando os clientes e conquistando inovação.
Considero um equívoco acharmos que a responsabilidade pelo nosso desenvolvimento profissional e pessoal é responsabilidade apenas da organização a qual pertencemos, afinal o futuro e o crescimento estão intimamente relacionados com o investimento que fazemos em educação.
Para alguns, o momento de planejar melhorias e mudanças é sempre o mês de janeiro, aproveitando as energias que o novo ano traz. Mas estamos em agosto. Será que vamos esperar até janeiro do próximo ano para tomarmos uma atitude?
Por isso, lanço um desafio: vamos começar agora a investir no nosso desenvolvimento pessoal e profissional?
Quais os cursos que você sempre quis fazer e até hoje não fez? Línguas, oratória, preparação para concurso público, marketing pessoal, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado...
A mudança e o seu desenvolvimento pessoal e profissional dependem de você. Precisamos estar prontos para quando as oportunidades aparecerem... isso, sim, é sorte.
Seja o líder da sua vida. Seja o líder dos seus sonhos.
Por mais que sejamos seres integrais, em determinados momentos de nossa vida assumimos papéis que nos exigem diferentes posturas, atitudes e comportamentos. Certamente, quando estamos em nossas casas, não somos exatamente os mesmos de quando estamos em locais públicos, não é mesmo?
Desde muito cedo, aprendemos que sempre devemos nos adaptar a cada situação. E isso também vale para a diferença entre trabalho e vida privada. Por isso, para entendermos a diferença entre desenvolvimento pessoal e profissional, precisamos separar cada ambiente e apresentar seus respectivos contextos.
Desenvolvimento profissional está relacionando ao aumento dos conhecimentos e aprimoramento da carreira. O desenvolvimento pessoal, por outro lado, se refere ao crescimento como um todo, e contempla a busca contínua por evolução nos aspectos: físico, emocional, psicológico, espiritual, comportamental e a melhoria das relações afetivas, familiares e interpessoais.
COACHING NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Quando investimos em cursos — que podem ser de graduação, idiomas, especializações, leituras, congressos, palestras e eventos relacionados à nossa ocupação —, estamos buscando aperfeiçoar habilidades, aumentar nossos recursos intelectuais e conquistar oportunidades que nos proporcionem alcançar os objetivos profissionais que almejamos.
Nesta busca progressiva por desenvolvimento profissional, podemos observar o crescimento do interesse por cursos de Coaching, uma metodologia única de aprimoramento humano. O processo auxilia na definição e concretização de metas, de maneira estruturada, com tarefas e prazos definidos, que são acompanhados de perto por um profissional especializado: o Coach.
Ao investir num treinamento em Coaching, o profissional aumenta o conjunto de suas competências técnicas, emocionais e comportamentais, além de agregar os inúmeros benefícios da carreira de coach à sua atuação na empresa, aumentando seu valor de mercado e suas possibilidades profissionais — e, consequentemente, os ganhos financeiros.
COACHING COMO AUXÍLIO AO DESENVOLVIMENTO PESSOAL
Quando o processo de Coaching é aplicado com foco no desenvolvimento pessoal, os resultados também são extraordinários. Além de potencializar habilidades, a metodologia ajuda a definir missão de vida, identificar e eliminar crenças limitantes e comportamentos negativos e sabotadores.
Quanto mais o indivíduo se conhece, mais ele potencializa seu relacionamento consigo mesmo e com as pessoas à sua volta. O Coaching é um convite a acessar o seu “eu interior”, mergulhar em suas emoções, sentimentos e pensamentos, permitindo-se curar de dores profundas e perdoar seus erros.
Muitas experiências ruins que acumulamos ao longo da vida, mesmo aquelas que aconteceram antes de iniciarmos nossa vida profissional, carregam consequências que interferem e impactam diretamente no alcance do sucesso. Essa interferência, na maioria das vezes, ocorre de forma inconsciente, ou seja, reproduzimos comportamentos, atitudes e crenças que observamos em nossos pais ou influenciadores próximos, que podem nos prejudicar sem que percebamos.
O processo de Coaching auxilia na compreensão dos motivos pelos quais uma pessoa pensa e age de determinada maneira. Desse modo, é possível ressignificar os problemas e enxergar os pontos positivos mesmo nas piores situações. Isso significa aprender a se colocar no lugar de quem possa ter nos magoado, buscar compreender as nossas e as limitações do outro.
A partir do momento em que aprendemos a honrar e respeitar a nossa história e transformar todos os acontecimentos — positivos ou negativos — em reais fontes de motivação para seguir em frente, evoluímos como seres humanos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- As Relações humanas entre indivíduos de uma sociedade de trabalho
- A importancia das relações humanas no ambiente de trabalho.
- Teoria das relações humanas.
- Objetivo das relações humanas.
- Ética nas relações de trabalho.
- Fatores essenciais nas relações humanas.
- As Relações Humanas na avaliação de Desempenho.
- Atendimento e relação com público e os clientes.
- Fatores que influenciam na interação entre pessoas.
- Indicadores das boas relações humanas.
- Problemas e soluções das relações humana.
- O desenvolvimento pessoal e profissional.
- Os dez mandamentos das Relações Humanas no Trabalho.
- As Relações Humanas no Trabalho no contesto do mundo moderno