top of page

O que é Relacionamento Interpessoal:

 

Relacionamento interpessoal é um conceito do âmbito da sociologia e psicologia que significa umarelação entre duas ou mais pessoas. Este tipo de relacionamento é marcado pelo contexto onde ele está inserido, podendo ser um contexto familiar,escolar, de trabalho ou de comunidade.

 

O relacionamento interpessoal implica uma relação social, ou seja, um conjunto de normas comportamentais que orientam as interações entre membros de uma sociedade. O conceito de relação social, da área da sociologia, foi estudado e desenvolvido por Max Weber.

 

O conteúdo de um relacionamento interpessoal pode ser de vários níveis e envolver diferentes sentimentos como o amor, compaixão, amizade, etc. Um relacionamento deste tipo também pode ser marcado por características e situações como competência, transações comerciais, inimizade, etc. Um relacionamento pode ser determinado e alterado de acordo com um conflito interpessoal, que surge de uma divergência entre dois ou mais indivíduos.

 

Por outro lado, o conceito de relacionamento intrapessoal é distinto mas não menos importante. Este conceito remete para a aptidão de uma pessoa de se relacionar com os seus próprios sentimentos e emoções e é de elevada importância porque vai determinar como cada pessoa age quando é confrontada com situações do dia-a-dia. Para ter um relacionamento intrapessoal saudável, um indivíduo deve exercitar áreas como a autoafirmação, automotivação, autodomínio e autoconhecimento.

 

 

Relacionamento interpessoal no trabalho

 

No contexto das organizações, o relacionamento interpessoal é de extrema importância. Um relacionamento interpessoal positivo contribui para um bom ambiente dentro da empresa, o que pode resultar em um aumento da produtividade. No trabalho, esse relacionamento saudável entre duas ou mais pessoas é alcançado quando as pessoas conhecem a si mesmas, quando são capazes de se colocar no lugar dos outros (demonstram empatia), quando expressam as suas opiniões de forma clara e direta sem ofender o outro (assertividade), são cordiais e têm um sentido de ética.

 

A sociologia estadunidense abordou de forma intensiva as questões relacionadas com relações humanas e as suas aplicações no contexto das políticas organizacionais.Estas relações humanas podem ser categorizadas em relações industriais (relativas à indústria), laborais (no ambiente de trabalho) e relações públicas (relacionamento da empresa com intervenientes do exterior). Elton Mayo e Fritz Jules Roethlisberger foram dois dos nomes mais sonantes no estudo das teorias das relações humanas.

 

Segundo Rocha (2010), “relacionar-se é dar e receber ao mesmo tempo, é abrir- -se para o novo, é aceitar e fazer-se aceito, buscar ser entendido e entender o outro. A aceitação começa pela capacidade de escutar o outro, colocar-se no lugar dele e estar preparado para aceitar o outro em seu meio”.

 

Vale sanientar que uma boa comunicação e a valorização do profissional permitem maior interação e mais cooperativismo entre o líder e os demais membros, por meio da troca de experiências e conhecimento, possibilitando uma melhor expressão de suas competências e contribuindo para desenvolver as atividades da equipe de trabalho.

 

Assim, um dos fatores que colaboram para a realização favorável das relações interpessoais em salões de beleza e clínicas de estética é o trabalho em equipe. Neste contexto, Gomes (2010) diz que “as relações interpessoais fortalecem não apenas o desempenho do profissional, mas também traz à tona boas expectativas para que as equipes atinjam objetivos e superem metas que agreguem valor ao negócio”, uma vez que o melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aceita os defeitos do outro e consegue perdão pelos próprios defeitos.

 

Dos empresários modernos exige-se não apenas o conhecimento econômico, técnico e financeiro, mas também um comportamento interpessoal e a compreensão das pessoas com quem se relacionam. Para compreender as pessoas, é necessário colocar-se no lugar do outro. Portanto, para os segmentos de salão de beleza e clínica de estética atingirem resultados, tendo os colaboradores como parceiros, é necessário observar os seguintes aspectos:

 

- os colaboradores são diferentes entre si e têm competências e habilidades que se complementam e são interdependentes, o que favorece que sejam atinjidos os objetivos empresariais previamente definidos;

- os colaboradores são agregadores de valor e introduzem inteligência, conhecimento e talento que resultam em crescimento próprio e de cada organização;

- os colaboradores são parceiros únicos, capazes de levar empresas ao sucesso. Sucesso significa atingir os objetivos empresariais propostos.

 

CAUSAS DE CONFLITO

 

- Preconceito - Grosseria

- Teimosia

- Sensibilidade exagerada

- Diferença de percepções

- Diferença de valores

- Diferença de interesses

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Apresentação

- Conceitos e deffinições

- As Relações humanas entre indivíduos de uma sociedade de trabalho

- A Competência Intrapessoal

- A Competência Interpessoal

- A importancia das relações humanas no ambiente de trabalho.
- Teoria das relações humanas.
- Objetivo das relações humanas.
- Ética nas relações de trabalho.
- Fatores essenciais nas relações humanas.
- As Relações Humanas na avaliação de Desempenho. 
- Atendimento e relação com público e os clientes.
- Fatores que influenciam na interação entre pessoas.
- Indicadores das boas relações humanas.
- Problemas e soluções das relações humana.

- O desenvolvimento pessoal e profissional.

- Os dez mandamentos das Relações Humanas no Trabalho.

- As Relações Humanas no Trabalho no contesto do mundo moderno

A COMPETÊNCIA INTRAPESSOAL

bottom of page