top of page

A COMPETÊNCIA INTRAPESSOAL

O CONCEITO DE COMPETÊNCIA INTRAPESSOAL

 

 

Muito tem se falado sobre relacionamento. Relacionamento com o cliente, com colaborador, com a marca, com o produto. Ótimo! Realmente o relacionamento faz parte da base de qualquer negócio. Porém, existe um tipo de relacionamento que não recebe a devida importância, mas que faz toda diferença no resultado final (e também durante todo o percurso): o relacionamento intrapessoal.

 

Muito confundido com o interpessoal, o relacionamento intrapessoal é a capacidade de integração do       autoconhecimento, autodomínio, autoafirmação e a automotivação. Esse relacionamento somado ao interpessoal resulta no conceito de inteligência emocional, que segundo Daniel Goleman é “a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos e também, é a grande responsável pelo sucesso e insucesso das pessoas.”

 

Os benefícios do autoconhecimento não são novidades dos dias de hoje e não pertencem somente as novas gerações. Pelo contrário. Há mais de 2000 anos atrás Sun Tzu general, estrategista e filósofo chinês, fez a seguinte afirmação: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece o inimigo nem a si próprio, perderá todas as batalhas.”

 

Numa organização, lidamos com diversos tipos de pessoas de temperamentos diferentes e capacidades diferentes. Quando conhecemos nossos limites, nossas reações e nossas motivações, a forma de encarar situações turbulentas é vista de uma maneira mais racional e menos exposta a nossas emoções, diminuindo assim, o risco de tomarmos decisões impulsivas e até mesmo errôneas.

 

Com a movimentação do “mundo moderno” e a tão desejada 30 horas diárias, é comum  que tempo para refletir sobre si mesmo seja cada vez mais escasso. A tarefa de nos conhecer um pouquinho mais por dia vai sendo adiada e nos privamos de alcançar melhores desempenhos em nossas realizações. Nossas emoções são acumuladas durantes anos e são guardadas em uma caixinha. A grande questão é perceber que nosso comportamento é influenciado e resultante do conteúdo que guardamos por todo esse período.

 

Conflitos internos também estão presentes quando falamos de inteligência emocional, são eles que auxiliam no fortalecimento das emoções. Portanto, não tenha medo quando dúvidas, anseios e incertezas começarem a surgir no meio do processo de relacionamento com você mesmo.

 

Quando o relacionamento intrapessoal é de fato existente, é possível notar comportamentos positivos tão procurados entre tantos profissionais. A facilidade na comunicação de pontos de vistas pessoais, prioridades em ações estratégicas bem estabelecidas, energias focadas para o alcance dos objetivos propostos por si próprio e tomadas de decisões com tranquilidade e equilíbrio são só algumas das características de um bom relacionamento intrapessoal.

 

Proponho-te um exercício para avaliar em que grau está o seu relacionamento intrapessoal. Você conhece a visão, missão e valores da sua empresa, certo? E qual é a sua razão? Ou melhor, você consegue identificar qual é a sua visão, missão e valores? Faça esse exercício e fortaleça a relação com o seu principal público alvo: você!

 

Texto inspirado no livro “As competências das pessoas, de Cláudio Queiroz”

 

Existem diversos tipos de relacionamentos. Em âmbito profissional estão os relacionamentos com os clientes, empresas, colaboradores, colegas de trabalho, stakeholders e instituições de ensino. No aspecto pessoal estão os relacionamentos com a família, parceiros amorosos, grupos sociais, religiosos e amigos. Entretanto, como você se relaciona consigo mesmo?

 

O Conceito de Relacionamento Intrapessoal diz respeito à capacidade de relacionar-se com suas próprias emoções e sentimentos. Ou seja, refere-se ao autoconhecimento e a automotivação do indivíduo e como ele aplica estes em sua vida.

 

Estes elementos somados à capacidade de relacionamento interpessoal são fatores fundamentais para o alcance dos resultados, pois influenciam diretamente na capacidade de comunicar-se, relacionar-se positivamente com as pessoas e alcançar sua cooperação.

 

Relacionamento Intrapessoal nas Organizações

Em nosso dia a dia de trabalho, muitas vezes nos deparamos com diversas situações que nos impõem estresse, pressão e crise. Especialmente nestes momentos precisamos estar bem emocionalmente para minimizar os efeitos negativos destes eventos e transformar adversidades em oportunidades de fazer um bom trabalho e evidenciar nossas competências.

 

O Papel da Inteligência Emocional no desenvolvimento da Competência Intrapessoal

A Inteligência Emocional é a capacidade de lidar com seus próprios sentimentos, reconhecê-los, assim como as emoções das pessoas ao seu redor e, saber utilizá-las de forma assertiva. Este tipo de inteligência denota ainda a capacidade de adaptar-se a situações distintas e responder de maneira adequada a cada uma delas.

 

Coaching e Relacionamento Intrapessoal

O processo de Coaching apoia no alcance de autoconhecimento e otimiza a melhoria do relacionamento intrapessoal. Assim, quanto melhor o indivíduo conhece suas emoções e sentimentos, melhor pode controlar as reações nocivas causadas por estas. Deste modo, desenvolver a Inteligência Emocional significa potencializar os resultados tanto na carreira como na vida pessoal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Apresentação

- Conceitos e deffinições

- As Relações humanas entre indivíduos de uma sociedade de trabalho

- A Competência Intrapessoal

- A Competência Interpessoal

- A importancia das relações humanas no ambiente de trabalho.
- Teoria das relações humanas.
- Objetivo das relações humanas.
- Ética nas relações de trabalho.
- Fatores essenciais nas relações humanas.
- As Relações Humanas na avaliação de Desempenho. 
- Atendimento e relação com público e os clientes.
- Fatores que influenciam na interação entre pessoas.
- Indicadores das boas relações humanas.
- Problemas e soluções das relações humana.

- O desenvolvimento pessoal e profissional.

- Os dez mandamentos das Relações Humanas no Trabalho.

- As Relações Humanas no Trabalho no contesto do mundo moderno

bottom of page