top of page

A LOGÍSTICA  E SUAS INTER-RELAÇÕES COM O SETOR DE COMPRAS E ARMAZENAGEM

 

As atividades referentes às ações logísticas atualmente estão presentes em quase todos os setores das organizações. Isso porque somente é possível um suprimento excelente das necessidades dos consumidores quando todos os processos da organização estiverem harmoniosamente integrados.

 

A seguir vamos comentar algumas inter-relações das atividades logísticas com os setores que formam o todo organizacional.

 

Logística X Setor de Compras

 

O processo de compras em uma empresa é também chamado de processo de abastecimento de materiais. A logística permite que as rotinas de operação das empresas sejam melhores executadas porque ela oferece meios para que o setor de compras das matérias-primas e insumos necessários para a fabricação dos produtos realize as melhores negociações, com os melhores fornecedores. O material necessário é disponibilizado na hora certa, nas especificações corretas e com os melhores preços.

 

Ganha a empresa porque reduz custos e tempo na fabricação de seus produtos e ganham os consumidores porque terão suas necessidades supridas mais rapidamente e a um menor custo.

O correto abastecimento de materiais permite que os suprimentos sejam contínuos proporcionando assim, um eficaz fluxo de produção.

 

Quando as ferramentas da logística são utilizadas no setor de compras desperdício e a obsolescência das matérias-primas são evitados. A logística também permite que as empresas trabalhem apenas com o nível necessário de estoques.


Logística X Setor de Armazenagem

 

O setor de armazenagem de uma empresa tem como responsabilidade manter todo o material a ser utilizado futuramente, de acordo com a demanda. Dependendo do tipo de material a ser armazenado, sua estocagem pode ser:

 

· Com acesso controlado – utilizada quando existem produtos de valor que possam ser furtados. Nesse caso, são utilizadas divisórias ou outros enclausuladores dentro dos armazéns como medida de prevenção;

· Em local aleatório – neste caso, a estocagem do material é feita conforme haja espaço. Qualquer local vazio pode ser utilizada para armazenar os produtos;

· Em local fixo – esse tipo de estocagem é sempre utilizado pelas empresas que possuem um estoque padronizado de produtos. Nesse caso, cada item tem seu lugar delimitado dentro da área de armazenamento;

· Por zona – tipo de armazenamento típico das empresas que possuem estoque variado de produtos. As distribuidoras são exemplos de empresas que realizam a estocagem dos produtos que comercializa reparada por zona.

 

Por exemplo, um armazém pode ser dividido em três áreas como: alimentos, materiais de limpeza e perfumaria.

 

A separação por zona evita que alguns eventos desagradáveis aconteçam. Já imaginaram se um consumidor compra um quilo de arroz, cujo lote havia sido afetado por uma caixa de perfumes que quebrou dentro do armazém?

 

A logística também pode auxiliar ao setor de armazenagem em outras atividades como no recebimento dos produtos e insumos, realizando um controle qualitativo e quantitativo do material recebido.

 

O material que é aprovado durante essa inspeção segue para estocagem, enquanto o que foi reprovado deverá ser devolvido para seu fornecedor. A devolução ou redespacho também é uma das responsabilidades do setor de armazenagem auxiliada pelas ferramentas logísticas.

bottom of page