* CANDIDATOS
* EMPRESAS
ASSINE
1. A mulher trabalhadora deve parar de trabalhar durante a gravidez?
Não há por que parar de trabalhar uma vez que você esteja tendo uma gravidez normal, sem maiores riscos. É importante, contudo, ter certeza de que o tipo de ocupação que você exerce, assim como as condições de trabalho, não põe em risco sua saúde ou a do bebê.
Se você tiver uma função com carteira assinada, é fundamental contar para o seu empregador o quanto antes que está grávida a fim de contar com toda a proteção legal. Segundo a legislação trabalhista (CLT).
2. Como grávida deve se cuidar enquanto estiver trabalhando?
Questões de saúde e segurança no trabalho não estão só relacionadas a problemas físicos, que são mais óbvios, mas também a níveis de estresse, a posição que você fica durante o dia todo, viagens e até a quantidade de barulho a que se expõe.
Mesmo que seu emprego não exija que você fique horas a fio de pé, é sempre bom lembrar de pequenos gestos que ajudarão você a se sentir mais confortável no seu dia-a-dia. Entre outras medidas simples, tente: • fazer intervalos regulares; descansar sempre que puder; escolher sapatos confortáveis e roupas que não apertem o abdômen; não pular refeições; beber bastante água; evitar movimentos repetitivos; reduzir o estresse; dizer não às horas extras; aceitar ajuda... Etc.
3. A trabalhadora vai poder trabalhar até o dia do parto?
Pode trabalhar até quando quiser, já que a licença maternidade só começa quando você decidir. Pode ser até 28 dias antes do parto. Se tiver algum problema médico, poderá ampliar o repouso duas semanas antes e duas semanas depois do parto (com apresentação de atestado).
4. Se tiver qualquer complicação deve se afastar do trabalho?
Claro que vai depender da sua condição e só o seu médico saberá avaliar qual o melhor caminho a tomar se existir uma complicação na gravidez. Mas é bem possível que você seja aconselhada a parar, se já tiver dado à luz prematuramente a mais de um filho; - estiver com diabetes, pressão alta ou pré - eclampsia; de insuficiência do colo uterino; estiver esperando gêmeos.
Referencia Bibliográfica:
ITENS REFERENTES À GRAVIDEZ - Fonte: Baby Center.