top of page

O QUE É TRABALHO?

 

“Palavra que indica aplicação de forças humanas para alcançar um determinado fim, ou uma atividade coordenada, de caráter físico e/ou intelectual, necessária à realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento”. IIda,1996.

 

 

O QUE É PROCESSO DE TRABALHO?

 

“Em geral, é todo processo de transformação de um objeto físico ou não, em produto ou serviço, seja esse em estado natural ou já trabalhado. Transformação efetuada por uma atividade humana determinada, utilizando energia mental e física e instrumentos de trabalho”. MACHADO, 1994.

 

 

O QUE É SEGURANÇA NO TRABALHO

 

Segurança no trabalho pode ser entendida como um conjunto de medidas que são adotadas visando a prevenção dos acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e do trabalho, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

 

 

O QUE É SAÚDE DO TRABALHADOR

 

“A Saúde do Trabalhador passa a ter nova definição e novo delineamento institucional, a partir da Constituição Federal de 1988, com a instituição do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua incorporação como área de competência própria da saúde. Tal resultado, advindo de um processo constituinte com marcada participação dos movimentos social e sindical, ensejou estados e municípios a atualizarem seus estatuto jurídicos de forma a acompanhar essas modificações e reforçar suas práticas no campo da saúde, em especial da Saúde do Trabalhador” MS/2005

 

 

5. O QUE É ACIDENTE DE TRABALHO?

 

A Lei nº 8.213 de 24.07.91 da Previdência Social define em seu artigo19 que: Acidente do Trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou perda, ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

 

Também é considerado acidente de trabalho:

 

- Aquele que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho;

- Aquele que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa;

- Aquele que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa;

- Doenças profissionais (as doenças provocadas pelo tipo de trabalho. Ex. problemas de coluna);

- Doença do trabalho (as doenças causadas pelas condições do trabalho. Ex. dermatoses causadas por cal e cimento).

 

* Todo acidente de trabalho, por menor que seja o dano, deve ser emitida a Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT. 

 

 

6. EM CASO DE ACIDENTE DE TRABALHO, A QUEM RECORRER?

 

Você pode recorrer ao Sindicato da sua categoria profissional, ao Ministério Público do Trabalho ou a Superintendência Regional do Trabalho, antiga DRT.

 

 

7. O QUE SÃO RISCOS AMBIENTAIS?

 

  São considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes/mecânicos que possam trazer ou ocasionar danos à saúde do trabalhador nos ambientes de trabalho, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição ao agente.

Tais agentes são:

 

  • Riscos físicos - Ruídos, vibrações, radiações ionizantes e não ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade.

 

  • Riscos químicos - Poeiras minerais, poeiras vegetais, poeiras alcalinas, fumos metálicos, névoas, neblinas, gases, vapores e produtos químicos diversos.

 

  • Riscos biológicos - Vírus, bactérias, parasitas, ricketsias, fungos e bacilos.

 

  • Riscos ergonômicos - Monotonia, posturas incorretas, ritmo de trabalho intenso, fadiga, preocupação, trabalhos físicos pesados e repetitivos.

 

  • Riscos de acidente/mecânico - Arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminação inadequada, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, animais peçonhentos e ausência de sinalização.

 

 

8. O QUE É MAPA DE RISCO?

 

Consiste na representação gráfica dos riscos à saúde identificados pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, em cada um dos diversos locais de trabalho de uma empresa.

 

 

9. QUAIS OS OBJETIVOS DO MAPA DE RISCO?

 

Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde do trabalhador na empresa. Possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.

 

 

10. QUEM ELABORA O MAPA DE RISCO?

 

O mapa de riscos é elaborado pelos membros da CIPA, após ouvir os trabalhadores de todos os setores produtivos da empresa, com assessoria do SESMT - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, quando este existir.

 

 

11. ETAPAS DE ELABORAÇÃO DO MAPA DE RISCO

 

  Conhecer o processo de trabalho no local analisado; Identificar os riscos existentes no local analisado; Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficácia; Identificar os indicadores de saúde (queixas mais freqüentes, acidentes de trabalho, doenças profissionais e do trabalho, etc.); Conhecer os levantamentos ambientais já realizados no local.

 

 

12. Representação gráfica do Mapa de Riscos

 

  Os riscos serão representados por círculos de tamanhos e cores diferentes que devem ser fixados sobre a planta baixa (layout) do local analisado.

O tamanho do círculo indicará se o risco é grande, médio ou pequeno (quanto maior for o círculo, maior o risco).

Para cada tipo de risco os círculos serão representados por uma cor diferente, conforme segue:

 

1. riscos físicos: verde;

2. riscos químicos: vermelho;

3. riscos biológicos: marrom;

4. riscos ergonômicos: amarelo;

5. riscos de acidentes/mecânicos: azul.

INSPEÇÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

bottom of page