top of page

1.Pneumoconiose: doença do pulmão, causada pela contaminação por algum tipo de mineral ou poeira. A pneumoconiose recebe diversas designações de acordo com o tipo de poeira causadora da doença. A asbestose e a silicose são os exemplos de Pneumoconiose.

 

2. Asbestose: doença do pulmão causada pela inalação de partículas de amianto (asbesto). As fibras de amianto nos pulmões causam irritação e inflamação. O organismo tenta neutralizar estas fibras de vários modos complexos, e alguns desses métodos causam inflamação e dano ao pulmão.   Quase sempre uma fibrose ou um tecido cicatrizado se desenvolve nos espaços intersticiais, ao redor dos bronquíolos e alvéolos. Se isso ocorre o oxigênio e o gás carbônico não mais fluem livremente até os alvéolos e as células sanguíneas. Isso faz com que a respiração se torne menos eficiente.

 

Tempo de trabalho para requerer aposentadoria: 20 anos

 

3. Silicose: Doença provocada pela exposição do trabalhador a poeira de sílica (areia). Essa doença petrifica os pulmões, causando morte por asfixias. Pode evoluir para enfisema pulmonar e até câncer.

 

Tempo de trabalho para requerer aposentadoria: 25 anos

 

4. Siderose: Doença provocada pela exposição a poeira de metais pesado como o ferro, carvão mineral, cobre, entre outros. Essa doença petrifica os pulmões, causando morte por asfixias. Pode evoluir para enfisema pulmonar e até câncer.

 

Tempo de trabalho para requerer aposentadoria: 25 anos

 

5. Bissinose: Doença provocada pelo pó de fibras vegetais, tais como o algodão. Provoca irritação das vias respiratórias e apinéia. Quando o trabalhador é afastado do ambiente contaminado, há considerável melhora a medida que o mesmo não mais tem contato com o agente causador do agravo.

 

6. Benzenismo: Doença causada pela exposição de compostos formado por aromáticos  comumente usado como solvente e matéria prima para obtenção de outros compostos. Trata-se de um líquido incolor, volátil e com cheiro característico. O benzeno tem efeito cancerígeno.

Tempo de trabalho para requerer aposentadoria: 25 anos

 

7. Hidrargirismo: doença causada pela contaminação por mercúrio. Provoca alterações no sistema nervoso central, além de provocar anemia grave, podendo evoluir para a leucemia.

Tempo de trabalho para requerer aposentadoria: 25 anos

 

8. LER/DORT - Lesão por Esforço Repetitivo

O termo LER refere-se a um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores, atacam músculos, nervos e tendões provocando irritações e inflamação dos mesmos. A LER é geralmente causada por movimentos repetidos e contínuos com conseqüente sobrecarga do sistema músculo-esquelético. O esforço excessivo, má postura, stress e más condições de trabalho também contribuem para aparecimento da LER.   Em casos extremos pode causar sérios danos aos tendões, dor e perda de movimentos.

A LER inclui várias doenças entre as quais: tenossinovite, tendinite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, bursite, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico e síndrome do pronador redondo. *Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar as LER por DORT ou LER/DORT. A LER também é conhecida por L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo). A LER pode ser classificada em:

 

Nível 1 - se a doença for identificada nesta fase, caracterizada por algumas pontadas, pode ser curada facilmente

lNível 2 - dor mais intensa, porém tolerável, mais localizada, acompanhada de calor e formigamento.

lNível 3 – nesta fase, nem o repouso consegue fazer com que a dor diminua por completo. Incapacidade para certas funções simples.

lNível 4 - dores insuportáveis e só pioram tornado a parte afetada dolorida, sem força e deformada. Nesta fase o paciente tem depressão, ansiedade, insônia e angústia. A doença já não tem mais cura.

 

9. PAIR OU PAIRO: Perda auditiva produzida pelo ruído ocupacional – doença provocada pelo excesso de ruído durante a jornada de trabalho. Além da perda auditiva, o ruído provoca gastrite; irritação; fadiga etc.

Audiometria: Exame da audição e/ou da sensibilidade auditiva. A Audiometria caracteriza-se por medir a sensibilidade auditiva do trabalhador ou a perda desta. 

Em geral um sinal sonoro é emitido e o paciente levanta o braço ou faz acender uma lâmpada ao ouvi-lo. De acordo como sua resposta traça-se um gráfico que indica como está sua audição. 

 

Referencia Bibliográfica:

 

LEGISLAÇÃO EM SAÚDE – Caderno de Legislação em Saúde do Trabalhador, 2ª edição – Brasília - DF, 2005;

DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO – Manual de Procedimentos para os serviços de Saúde – MS, Brasília, DF2001.

DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO

bottom of page