top of page

COMO FAZER UMA CARTA DE APRESENTAÇÃO

Mensagem serve de introdução para envio de currículo por email. Candidato deve ter atenção para não cometer erros de português.

 

A carta de apresentação deve ser elaborada quando o candidato interessado em uma vaga envia o currículo via email ou quando as empresas destinam um espaço para o candidato se apresentar na área do chamado “Trabalhe conosco” ou em sites de empregos. “Além disso, tem a função de ajudar no marketing pessoal, uma vez que mostra resumidamente quem é você, destaca algumas experiências e qualidades que podem fazer a diferença na entrevista”, diz Flavia Colognese Mentone, supervisora do Programa Desenvolvendo Talentos Inclusão Eficiente, da Prefeitura de São Paulo.

 

Fabíola Lago, consultora de RH do portal vagas.com.br, diz que a carta de apresentação tem relevância muito variada nas empresas. “Algumas simplesmente ignoram totalmente e para outras pode ser decisiva em uma contratação”, diz. “Há pessoas que têm muita experiência e dificuldade para selecionar o que destacar em três parágrafos. Outras estão no início da carreira e aí, entusiasmo não falta, mas falta experiência. É preciso equilibrar as informações que serão incluídas nessa carta”, alerta. “Mais do que quatro parágrafos vai deixar sua carta muito longa”, salienta Fabíola. Segundo Flavia, o número máximo de parágrafos é de três.

saiba mais

 

Flavia orienta o candidato colocar “prezado recrutador, selecionador ou empregador” no início da carta em caso de não saber o nome de quem irá avaliar o currículo. No título do email com a carta de apresentação, Flavia recomenda que seja colocado o nome da vaga à qual está se candidatando. E no caso do envio do currículo para futuras vagas, ela indica colocar “Assunto: Currículo – Área de Recursos Humanos”.

 A supervisora Flavia diz que erros de português, cartas muito longas ou informação de que não fala inglês, por exemplo, podem desclassificar. "Não pode colocar coisas negativas, nem que não conhece idiomas, e se não tem experiência, não coloca”, diz. Fabíola diz que o mau uso da língua portuguesa é o principal motivo de rejeição de candidatos, tanto em níveis operacionais quanto gerenciais. “É preciso toda a atenção com erros gramaticais e desenvolvimento de ideias”, diz.

Fabíola afirma que para quem não tem experiência profissional anterior é importante incluir ações de destaque na vida escolar, projetos que possam mostrar sua iniciativa, alguma habilidade que se sinta à vontade para exercer. Por exemplo: ser tesoureira da festa de formatura; arrecadação de roupas de frio para campanha do agasalho, gincanas de conhecimento (matemática, história, português) que tenha participado com alguma expressão, mesmo que internamente na escola. “Trabalho voluntário em ONGs e instituições com inserção em movimentos sociais também são bem vistos no mundo corporativo, porque demonstram iniciativa e uma experiência de relacionamento em equipe”, diz.

Segundo Flavia, em caso de o interessado se candidatar por causa de uma indicação, ele deve mencionar isso logo no início do email “Conforme indicação do fulano de tal”. “Mas só cita que houve indicação se a pessoa autorizar”, ressalta Flavia. Se o amigo pedir para não falar no nome dele, o candidato pode citar no email que gostaria de se candidatar a uma possível oportunidade na área, e no título do email coloca a área em questão: “vaga na área de marketing”, por exemplo.

Foco na vaga e na empresa
“Coloque as características profissionais e pessoais que chamem a atenção do empregador para a vaga pretendida. Se não houver vaga definida, coloque os pontos fortes na apresentação, seja na formação ou na experiência”, diz Flavia. “Tenha foco nas necessidades daquela vaga, mesmo que você tenha outras qualidades a oferecer”, afirma Fabíola.

Fabíola Lago afirma que é importante ler e reler os pré-requisitos e verificar como eles poderão ser atendidos a partir da experiência profissional. “Não importa se você desempenhou uma das funções há algum tempo. O importante é que você realmente reúna as competências solicitadas em sua apresentação, que depois serão comprovadas no seu currículo”, diz.

Ela indica estruturar de forma objetiva os requisitos no início da carta para captar a atenção do recrutador rapidamente. Exemplo: “Prezado Senhor(a), gostaria de me candidatar à vaga para Analista Sênior de Crédito de sua empresa. Conforme sua especificação, atendo aos seguintes pré-requisitos: Seis anos de experiência no segmento/ Habilidade para coordenar equipes/ Conhecimento dos softwares ERP utilizados em sua empresa.”

Outra forma de chamar a atenção, segundo ela, é demonstrar interesse e conhecimento na empresa contratante . “Mostre que, além de possuir as qualidades exigidas, você tem interesse na empresa, conhece seu posicionamento no mercado e está motivado para conseguir o emprego. Exemplo citado pela especialista: “Acompanho o desempenho da empresa nos últimos anos no segmento XYZ e acredito que posso contribuir para desenvolver estratégias no setor de crédito, uma vez que já passei por uma experiência na empresa ZXD com desafios similares e obtive excelentes resultados”.

“Indique seu conhecimento na área apontando dados atualizados do setor, tendências e o que você pode oferecer”, aconselha.

 

VEJA DICAS PARA A SUA CARTA

1. Coloque o nome e o cargo da pessoa - ou o departamento - para quem a carta será enviada

2. Caso seja um site de empregos e não tenha a informação referente ao nome da empresa ou do empregador, coloque:         Caro recrutador/ caro empregador

3. Se tiver sido divulgado no anúncio, coloque o nome da empresa (tenha certeza de que ele está correto) para            

    personalizá-la e mostrar que você sabe com quem está falando

4. Coloque suas características profissionais e pessoais que chamem a atenção do empregador para a vaga pretendida

5. A carta deverá ser sucinta, em tom formal e objetivo. Deve ser escrita em papel A4 branco, em caso de entrega, ou    

    enviada por e-mail, junto com o currículo

6. Sempre assine a carta no final, com seu nome e telefones para contato

7. Primeiro parágrafo: Coloque o motivo que está enviando o currículo, a área que deseja atuar e o seu interesse pela

    posição

8. Segundo parágrafo: Mencione sua formação acadêmica, evidencie suas qualidades, competências e objetivos, com a

    finalidade de chamar a atenção de empregador

9. Terceiro parágrafo: Fique à disposição para uma possível entrevista

                                                                                                                                                           Fonte: Flavia Colognese Mentone

 

 

Clique aqui e veja modelos de cartas de apresentação em diversas situações elaborados pela consultora Flavia Colognese Mentone.

 

FONTE: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2013/08/veja-como-fazer-uma-carta-de-apresentacao-para-vaga-de-emprego.html

bottom of page