* CANDIDATOS
* EMPRESAS
ASSINE
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL AO ALCANCE DE SUAS MÃOS
Com a escassez de mão de obra especializada no País, os cursos profissionalizantes se tornaram aliados dos cidadãos na busca por qualificação profissional. O que se observa é um aumento no número de pessoas que buscam a educação profissional com o fim de conquistarem um espaço no mercado ou de melhorarem seu posicionamento no mesmo.
Cada vez mais empresas comerciais, prestadoras de serviços e a industria, entre outros, têm procurado por pessoas com formação profissional para preencher seu quadro funcional. Só para se ter uma idéia, sobre a escasez de mão de obra especializada no Brasil, hoje só setor da industria precisa contratar aproximadamente 7,2 milhões de profissionais.
A educação profissional é um excelente e poderoso vetor de promoção social, que possibilita a cidadania do público em geral, entre eles os jovens recém-saído do Ensino Médio, ampliando possibilidades e criando condições de desenvolvimento econômico.
O aluno que busca o curso profissionalizante é predominantemente constituído por jovens, com até 24 anos. Isso indica que a procura por uma colocação no mercado de trabalho tem movimentado o estudante brasileiro.
Há cursos profissionalizantes para todos os segmentos da economia e o mercado de trabalho reconhece a capacidade do aluno em desenvolver seu conteúdo na prática, por meio de estágios onde o contato com a futura profissão é efetivo.
O crescimento econômico requer melhorias na infraestrutura, e isso só é possível com trabalhadores qualificados. Para quem busca recolocação no mercado de trabalho, ou pretende ingressar em uma nova área sem a formação em universidade, esses cursos podem oferecer a qualificação adequada, de acordo com o interesse do aluno.
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Quando falamos sobre educação profissionalizante tratamos de cursos que, além de formar profissionais com conhecimento profissional, devem estar preocupados também com a formação do cidadão.
O papel da educação é de grande importância para a sociedade, não só pela formação dos indivíduos que atuaram nesta sociedade, dos que atuam e também pela inclusão daqueles que estão fora do processo produtivo do sistema social, ou seja, qualquer grupo de pessoas sem posicionamento no mercado, como desempregados e pessoas que não tem acesso a saúde, lazer e outros componentes da cidadania. A educação deve ser um dos principais meios para a realização do que chamamos de inclusão social, que é a inserção dos indivíduos marginalizados no contexto social.
Com relação ao aspecto técnico, a educação profissionalizante preocupa-se com um momento de mudanças em todos os campos da sociedade, por isso, pensa na educação mais contextualizada possível. Deve ser considerada, neste sentido a questão da mundialização e cultura, uma vez que as inovações tecnológicas têm uma influência capital na mundialização da cultura, formando a infraestrutura para que ela se consolide.
O aluno de um curso profissionalizante deve estar preparado para lidar com a realidade de uma sociedade desenvolvida tecnologicamente, ou seja, as inovações tecnológicas devem fazer parte de sua formação.
Os cursos profissionalizantes presentes em todo o território brasileiro buscam suprir uma demanda por mão de obra qualificada e certificada, uma vez muitas instituições hoje trabalham respeitando selos de certificações internacionais, que requerem métodos e trabalhadores com certificados profissionais. A importância dos cursos profissionalizantes é ressaltada uma vez que educação superior segue hoje acordos internacionais objetivando a produção de mercadorias para a circulação de produtos dos países centrais aos periféricos.